Benefícios da meditação
5:45 da manhã. O alarme toca. Me levanto e vou até a sala de estar procurar onde deixei o celular-alarme, para por fim acabar com esse som agudo-ritmado que me faz despertar todos os dias. Levantar para procurar o alarme me faz ganhar 50% da batalha interior contra o sono; se entro no chuveiro a batalha está ganha. Desperto, vou para minha primeira atividade do dia, meditar.
O que é meditação
Imagine que você está em uma praia deserta. Você consegue sentir a textura e o calor da areia sob seu pés descalços. Você escuta o cantos das gaivotas e as observa pairar sob o mar, a procura de seu próximo alimento. Como uma criança, você não pensa duas vezes, sai correndo e mergulha. A superfície é extremamente agitada e inquieta, mas quando vamos além dela, percebemos que existe uma diferente realidade. Encontramos tranquilidade e paz.
Quando meditamos temos uma experiência muito semelhante. Nossa mente é como a superfície do oceano. Sempre inquieta e agitada. Os pensamentos que nunca param controlam e guiam nossa vida. Mas, se conseguirmos ir além da mente, silenciando-a, encontramos nossa verdadeira realidade, que é paz e deleite.
Precisamos de algo a mais em nossa vida
Nossa vida passa em um piscar de olhos. Um dia acordamos e percebemos que a vida que tanto sonhávamos está escapando das nossas mãos. Diversas vezes nos percebemos adiando nossos sonhos. “Quando tiver mais dinheiro serei feliz”; “Só estou fazendo esse sacrifício para no futuro estar bem de vida”; “Estou ansioso pelo final de semana”; “Depois de terminar meu doutorado serei feliz”, dizemos. Acreditamos que como um milagre o futuro irá vir e nos salvar. E percebemos que esse futuro nunca chega, e o motivo é simples. Ele é uma ilusão. Somente quando vivemos no presente encontramos a verdadeira felicidade. Em que ponto deixamos nossa vida entrar no piloto automático e perdemos o controle?
Benefícios da meditação
Você quer a pílula vermelha ou azul?
“Há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho.” – Morpheus, personagem do filme Matrix
Se paro pra analisar como foi minha vida antes e depois da meditação, as mudanças são surpreendentes. E posso dizer com firmeza que meditação não é para todos. Concordo que espiritualidade está dentro de tudo e todos, acredito também que todos um dia irão acessá-la. Não me confundam: meu objetivo não é desanimar, mas as coisas são como são. Você não escolhe meditar; a meditação escolhe você!
Todos estamos buscando os benefícios da meditação, mas quase nunca temos a disciplina e coragem para torna-la um hábito.
Quando mergulhamos nesse mar infinito da meditação e encontramos quem realmente somos, percebemos que os conceitos que temos sobre nós mesmo estão errados. Se alguém pergunta “quem é você?”, você pode dizer que é um pai, uma mãe, um filho, um empresário, estudante, motorista, rico, pobre, branco, negro,etc. E nenhuma dessas definições está correta. Todas essas respostas só fazem sentido quando vivemos na “superfície do oceano”, mas assim que você mergulhar irá encontrar suas próprias respostas. Não vou dizer que vai ser fácil. É preciso muito esforço, disciplina e coragem para transcender nossos egos e as ilusões que nos prendem, e é exatamente nesse ponto que vemos a diferença entre heróis e meros soldados.
O despertar
Se você está lendo esse artigo, tenho certeza que não é uma pessoa qualquer. De forma consciente ou inconsciente você não está satisfeito com sua vida atual e está a procura de algo mais preenchedor. Você não está mais procurando apenas por alguns segundos de prazer, mas por uma alegria que irá durar e trazer realização. No início, entusiasmo e mente aberta nos deixam preparados para a meditação. Depois que iniciamos, nossas próprias experiências irão nos guiar. Nesse momento nosso piloto interior vem para fora e volta a orientar as nossas vidas.
No começo, os benefícios da meditação são marcantes. Sentimos que nossa concentração aumenta, e nossa mente se torna mais clara, e isso irá nos ajudar em a realizar nossos trabalhos e estudos de maneira mais eficiente. Os problemas emocionais também vão desaparecendo com o tempo. Nos tornamos mais confiantes e destemidos.
Meditação guiada
Por favor procure um lugar calmo e silencioso para sua prática.
Ponha essa música de fundo. Nessa gravação, o artista Sri Chinmoy está tocando o instrumento esraj em uma consciência elevada.
Você pode se sentar ao chão ou em uma cadeira. Lembre-se de sempre manter a coluna ereta. Se sua opção for se sentar ao chão, procure usar alguma almofada para deixar seus quadris elevados (isso irá facilitar sua postura), e cruze as pernas. Na cadeira, tente não apoiar suas costas no encosto.
Foque por alguns segundos no seu corpo e deixe toda tensão ir embora. Relaxe sua mãos, seu pescoço. Aos poucos sinta que toda tensão vai deixando você.
Respire suave e silenciosamente. Imagine tem um fio de barbante preso ao seu nariz, e enquanto respira o barbante permanece praticamente imóvel. Concentre-se na sua respiração por alguns segundos.
Posicione os dedos de uma das mãos em seu coração espiritual, também chamado de “chakra do coração”. Ele fica localizado no centro do peito, cerca de dois dedos acima do osso esterno. É o local onde apontamos quando dizemos “eu”. Mestres espirituais avançados dizem que o coração espiritual é onde habita nossa alma, e por isso nos identificamos tanto com essa região. Concentre-se nessa região por alguns minutos.
Agora sinta que música entra em seu coração espiritual e se expande por todo o seu ser. Imaginemos que a música é uma energia divina que vem nos visitar. Enquanto a energia se expande, sentimos paz e harmonia cada vez mais intensos.
Benefícios da meditação – vida exterior e interior
Na vida interior e exterior podemos dizer que são duas partes da mesma moeda, uma não pode existir sem a outra. Ao meditar alimentamos nossa vida interior. Trazemos alegria, felicidade em medidas infinitas, e nossa vida exterior se torna um reflexo de dessa realidade. O mesmo acontece com a vida exterior. muitas vezes encontramos pessoas que nos inspiram, lemos bons livros, praticamos esportes, e isso se torna parte de quem nós somos. Quando existe um desequilíbrio entre elas é quando sentimos que algo está errado com nossas vidas. Os benefícios da meditação ficam claros quando recuperamos nosso equilíbrio e nos tornamos um com nossa realidade interior.
Benefícios da meditação – Problemas de saúde
A redução de problemas de saúde é outro benefício da meditação. Recentemente muitos artigos tem sido publicados relatando como nossa mente afeta no aparecimento de doenças, em algum deles relatam que incríveis 90% das pessoas que vão ao médico possuem algum tipo de problema emocional. Ainda não sabemos até que ponto nossos desequilíbrios podem trazer doenças em nosso corpo, mas trazendo luz para o assunto podemos começar a nos observar mais e perceber o quanto nosso estado de humor afeta no surgimento de doenças. Nos últimos dias li uma pesquisa sobre o uso de placebos como remédios, e isso me impressionou. O que nos faz perguntar, “está tudo na mente?”.
O que sentimos quando meditamos?
Todos nós já meditamos alguma vez na nossa vida. Talvez não de forma consciente. Se lembra aquela vez em que você mergulhou no oceano e sentiu um forte sentimento de paz? Ou quando foi em uma montanha-russa e sua mente ficou 100% no presente? Você tinha até uma expressão para isso,”aaaaaah!”, um grito visceral. Na meditação sentimos uma expansão de nossa existência, deixamos de viver somente para o “eu” e pensamos mais no “nós”. Deixamos o passado e o futuro de lado e vivemos intensamente no momento presente, onde vivenciamos nada mais que a perfeição. E o que é ainda mais maravilhoso é que cada pessoa tem uma experiência diferente, por isso é importante que você tente meditar todos os dias e encontre suas próprias experiências.
Curso de meditação gratuito
O centro Sri Chinmoy oferece cursos de meditação gratuitos no Brasil para iniciantes. Caso queira participar dos cursos basta ligar para os responsáveis locais, que lhe darão mais detalhes. No Brasil os cursos são oferecidos frequentemente em São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói e Curitiba.
Benefícios de meditar
Quais são os benefícios da meditação?