Técnicas de Meditação

por Carlos Machado

tecnicas de meditacao

Um inocente e sincero buscador estava a procura de um mestre e dos ensinamentos espirituais. Certo dia, andando perto de um riacho, ele encontrou um mestre ensinando o Dharma para seus discípulos. O mestre falava sobre como permanecer no presente e acalmar a mente. O buscador, extasiado, correu para os pés do mestre e pediu para ser aceito como seu discípulo. O mestre o aceitou e continuou seus ensinamentos. O sincero buscador prestava atenção a tudo ao que o seu Guru falava e fazia todo esforço para manter sua prática de meditação diária. Depois de estar por três dias seguindo a filosofia espiritual, ele começou a se perguntar porque sua Iluminação estava demorando tanto, já que ele praticava todas as técnicas de meditação ensinadas. Logo, foi perguntar para o mestre, para saber quando ele iria atingir a Iluminação. O mestre pacientemente lhe explicou que existe a hora de Deus e que quando essa hora chegar ele irá se Iluminar. Inconformado com a explicação, o buscador importunava seu Guru constantemente à procura de uma resposta, até que um dia ele respondeu: “Hoje é o dia da sua iluminação, e eu irei lhe passar seu último ensinamento.” O mestre levou o discípulo até o riacho, e ambos entraram na água, quando então disse: “Muito bem, sua hora chegou”. O mestre pegou a cabeça de seu pupilo e afundou na água. Após alguns segundos o buscador começou a se debater querendo levantar a cabeça, mas não tinha força suficiente para isso. Quando ele estava perto de desmaiar, o mestre levantou sua cabeça. O buscador, sem conseguir entender o que tinha acontecido, não conseguia dizer uma só palavra. Seu coração estava batendo intensamente, e, respirando pela boca, tentava capturar todo ar que podia. O mestre esperou ele se acalmar e lhe perguntou: “Muito bem, muito bem. Agora responda minha pergunta. Quando você estava submerso qual era única coisa que você pensava, qual era sua aspiração?”. O discípulo disse, “minha única aspiração era respirar e nada mais!”. O mestre responde, “Quando você tentar alcançar sua Iluminação com a mesma intensidade que queria respirar, você irá alcançá-la”. O discípulo se curvou à sabedoria de seu mestre e seguiu com ele por muitos anos, até que a Iluminação veio até ele.

1° Técnica de Meditação – Concentração

Antes de entrar na meditação passamos por uma “fase” anterior, e a ela chamamos de concentração. Quando nos concentramos conseguimos reduzir nossos muitos pensamentos para um único. O objeto em que nos concentramos se torna nosso único pensamento. A concentração em si não é meditação, mas é um ótimo exercício que pode nos levar lá. No início nós reduzimos nosso pensamentos pela concentração, porém irá chegar um momento que conseguiremos ir além do objeto em que nos concentramos. A esse estado de “sem pensamento” chamamos de meditação.

Para tudo na vida precisamos de concentração. Se quisermos entrar em uma universidade, conseguir uma promoção no trabalho, abrir uma empresa, precisamos levá-la ao nosso lado. Ela funciona como um músculo. Quanto mais a exercitamos, mais forte ela fica. Com a prática diária você com certeza conseguirá atingir os objetivos que almeja alcançar, quem sabe até mais que isso.

Se você está iniciando na meditação, vai perceber que praticamente todos os exercícios passam pela concentração. As vezes nos concentramos na respiração, em uma visualização ou até mesmo na foto de um Mestre espiritual realizado. Esses exercícios vamos falar mais para frente.

Para nosso primeiro exercício, siga os orientações abaixo.

 

Exercício de concentração

 

What do you want?

I want concentration.

Meditate on an unblossomed bud.

Meditate on a very tiny flame.

  • Sri Chinmoy

 

Procure algum lugar calmo e silencioso para praticar esse exercício. Pode ser até mesmo na natureza. Mas dê preferência a algum cômodo em sua casa, pois é onde você vai praticar a na maioria dos dias.

Se possível use incenso. O uso de incenso ajuda a criar todo um ambiente mais puro, facilitando sua meditação.

Acenda uma vela, colaque-a um metro de distância de você e na altura do seus olhos. O ideal é que não tenha muito vento no local, para não apagá-la no meio do exercício.

Sente-se em uma almofada com as pernas cruzadas. Lembre-se de manter a coluna ereta.

Concentre-se no topo na chama da vela. Sinta que o mundo não existe mais para você; somente existe esse minúsculo pedaço de luz. Toda vez que algum pensamento vier à sua cabeça, jogue-o nas chamas, e assim ele é purificado. Se você sentir que está fugindo do exercício, não se incomode, apenas observe seus pensamentos atuais e jogue-os novamente para a chama da vela. Se for iniciante, faça esse exercício por cerca de 7 minutos. Se já tiver alguma experiência você pode prolongar um pouco mais.

Iogues com mais experiência nesses exercício conseguem trocar de lugar com a vela. Sua concentração é tão evoluída que eles perdem o senso do corpo físico e se tornam a vela, vendo assim seu corpo por uma outra perspectiva.

 

 

Exercício de concentração 2 – Japa

Outra técnica de meditação conhecida é o exercício chamado Japa. O Japa é praticado por diversos iogues que buscam purificar seus chakras e melhorar a concentração. Porém, antes de começar esse exercício, vale dizer que ele não é tão simples. Por ser um exercício mais “intenso” que outros, é aconselhável que você busque orientação com algum professor de meditação (se você está buscando algum curso de meditação, no final desta página irei deixar alguns links para cursos gratuitos no Brasil).

Um exercício Japa é caracterizado pela repetição de um mantra diversas vezes. Um mantra é uma sílaba, palavra ou frase que contenha qualidades divinas. Quando repetida várias vezes, essa qualidade se manifesta dentro do nosso ser. Normalmente o número de repetições é estabelecido antes de começar o exercício, e um ciclo completo de Japa dura vinte e nove dias. No primeiro dia você faz quinhentas repetições, no dia seguinte seiscentos e assim segue somando cem repetições por dia até chegar ao número mil e duzentos. Chegando no número mil e duzentos você começa a decrescer cem por dia, até chegar ao quinhentos novamente. Repita esse ciclo duas vezes e você irá conseguir completar os vinte e nove dias. O modelo abaixo explica como funciona.

tecnica de meditacao

1° – Escolha qual mantra utilizar. Eu sugiro que você inicie com o mantra “AUM” (ou OM) ou “Supreme” (Supremo em inglês).

2° – Como no primeiro exercício, procure algum lugar calmo e silencioso. Sente-se com a coluna ereta e respire algumas vezes conscientemente e profundamente, deixando toda tensão sair do seu corpo.

3° Enquanto repete o mantra você deve contar o número de repetições. Você pode contar mentalmente, usando japamala ou até mesmo contando nos dedos. Você vai perceber que enquanto sua mente se concentra em contar as repetições ela permanece totalmente focada no exercício.

4° Se você perder a contagem durante o exercício, não tem problema. Volte a contar de um número aproximado e vá até o final.

5° Se por alguma razão você esquecer de praticar um dia ou outro durante os vinte e nove, continue progredindo nas repetições normalmente (como se você tivesse completado aquele dia). Ex.: Você esqueceu de fazer o terceiro dia do exercício (700 repetições), no dia seguinte você irá realizar oitocentas repetições.

6° Foque na qualidade da repetição dos mantras.

 

2° Técnica de Meditação – Pranayama (exercícios de respiração)

Outra técnica de meditação bastante utilizada é o Pranayama. Prana significa controle e “yama” significa energia vital ou vida. O pranayama nos diz que com um pouco de autoconsciência sobre nossa respiração conseguimos mudar como nos sentimos. Se você está estressado ou inquieto, você vai se perceber com a respiração mais ofegante. Se você está calmo e concentrado ela já é mais profunda e silenciosa. Com a prática do pranayama conseguimos recuperar novamente o controle de nossa vida, nos tornamos a consciência-respiração de Deus.

 

Exercícios de Sri Chinmoy do livro Meditação

“Respiração apropriada é muito importante na meditação. Ao respirar, tente inspirar tão lenta e silenciosamente quanto possível, de forma que, se alguém colocar uma pequena linha em frente ao seu nariz, ela não se moveria de forma alguma. E quando expirar, tente fazê-lo ainda mais lentamente do que quando inspirou. Se possível, faça uma pequena pausa entre o fim de sua primeira expiração e o começo de sua segunda inspiração. Se puder, prenda a respiração por alguns segundos. Mas se for difícil, não faça isso. Nunca faça nada que irá afetar seus órgãos ou sistema respiratório.

Antes de começar a meditar, por favor, inspire profundamente algumas vezes. Com cada respiração, tente sentir que um fluxo de energia está entrando em você. Então, tente sentir que está inspirando por diferentes partes do seu corpo: seus olhos, suas orelhas, sua testa, seus ombros, o alto de sua cabeça e assim por diante. Sinta que cada uma dessas partes é uma porta e, quando você inspira, sinta que está abrindo essa porta. Nesse momento, a energia entra, vinda da Consciência Universal.

Inspire pureza: A primeira coisa que você tem que pensar quando respirar, é pureza. Quando inspirar, se puder sentir que a respiração está vindo diretamente de Deus, da própria Pureza, então sua respiração poderá facilmente ser purificada.

Inspire paz, expire agitação: Cada vez que inspirar, tente sentir que está trazendo para o seu corpo paz, paz infinita. O oposto de paz é agitação. Quando expirar, tente sentir que está expelindo a agitação de dentro de você e também a agitação que vê ao seu redor. Quando respirar dessa forma, verá a agitação deixar você.

Inspire poder, inspire alegria: Por favor, tente sentir que está inspirando poder vindo do universo. E quando exalar, sinta que todo o seu medo está saindo do seu corpo. Após fazer isso algumas vezes, tente sentir que aquilo que está inspirando é alegria, alegria infinita e o que está expirando é tristeza, sofrimento e melancolia.”

 

 

3° Técnica de Meditação – Visualização

I try to visualise
God the Beautiful One.

I try to seek
God the Powerful One.

I try to merge into
God the Bountiful One

  • Sri Chinmoy

Outra técnica de meditação que pode nos auxiliar é a visualização. Quando eu tinha doze anos de idade e fazia parte do time principal de natação no meu clube, meu treinador reunia a equipe uma vez por semana para alguns exercício de visualização. Na época todos achávamos muito engraçado tudo aquilo. Ele pedia pra a gente ficar deitado no chão de olhos fechados enquanto ia nos guiando por diferentes exercícios. Mas o que era divertido para a gente se revelou uma das melhores técnicas que poderíamos praticar para melhora do nosso desempenho. Anos depois descobri que atletas de profissionais de alto desempenho praticavam técnicas semelhantes diariamente. Michael Phelps, nadador americano que possui o recorde de medalhas Olímpicas, foi orientado por seu treinador desde pequeno a fazer tais exercícios, e de fato o tornou um dos maiores atletas de todos os tempos. Atualmente muitos livros são escritos sobre a arte da visualização e os benefícios que trazem, e o fundamento desses estudos é muito simples. Quando visualizamos algo, isso é de certa forma uma “realidade” que criamos, talvez ainda não manifestada no mundo físico, mas ainda assim uma realidade. Quem não teve um sonho que foi tão real que mal sabia distinguir a diferença? O que é real? O que sentimos, as experiências que temos? Logo, percebemos que a imaginação e a realidade não estão tão longe assim. Sempre que imaginamos, criamos nossa própria realidade, e com o tempo ela se manifesta no mundo físico. Por isso devemos sempre prestar atenção e controlar nossos pensamentos.

Exercício de Visualização – Entrando no Coração Espiritual

Procure um lugar calmo e silencioso para praticar o exercício.

Se possível acenda um incenso.

Coloque para tocar alguma música espiritual. De preferência tocada por um Mestre espiritual verdadeiro. Vou deixar o link aqui como sugestão.

Sente-se em uma almofada com a coluna ereta e respire algumas vezes conscientemente e profundamente, deixando toda tensão sair do seu corpo.

Feche os olhos. Foque sua atenção por alguns instantes na música tocada. Sinta a beleza e harmonia entrarem dentro do seu coração espiritual, como um rio, levando embora todas suas imperfeições.

Foque agora sua atenção no seu coração espiritual. Ele fica no meio do peito, no local para onde você aponta quando diz “eu”. Imagine que um portal dourado se abre dentro do seu coração espiritual. Você entra nesse portal se percebe no mais belo jardim. Esse jardim possui muitas flores, árvores e animais. Nesse local mágico, você não tem mais sua idade atual, lá você tem apenas sete anos. Você corre entre as flores sentindo sua fragrância. Brinca com os animais que ali estão. De longe, você observa o mais lindo cervo deitado perto de um Ipê amarelo. Você não sabe o porque, mas quer chegar o mais próximo desse cervo e observar sua beleza. Ao perceber sua presença, ele se levanta e se esconde atrás da árvore, não porque esteja com medo de você, mas como uma brincadeira. Você entra no jogo e vai em busca de capturá-lo, mas sem chances, pois ele é mais esperto e ágil que você. Você o observa novamente a uns vinte metros de distância, só que dessa vez ele já não foge. Ele fica lá a sua espera. Você chega perto dele e o acaricia com as mãos e percebe que seus olhos não tem uma coloração comum, mas um tom diferente de dourado claro. Você o encara nos olhos e percebe uma coisa ainda mais curiosa. Você descobre que os olhos desse cervo são como um portal e do outro lado você vê sua vida como é. Ele se desmaterializa e entra dentro do seu coração espiritual, simultaneamente você volta pelo portal dourado que o trouxe ao mundo encantado.

Se dê algum tempo para refletir sobre sua experiência.

 

4° Técnica de meditação -Meditando na foto de um Mestre

Sobre essa técnica eu vou falar apenas brevemente, já que para realizá-la é preferível ter o acompanhamento de um guia com mais experiência. Como vocês devem saber, na Índia é muito comum os buscadores meditarem na foto de um mestre espiritual. Alguns meditam na imagen de Sri Krishna, Jesus Cristo, Buda e outros. Nesse exercício nós focamos nossa atenção na testa do mestre espiritual. É na testa que fica o chakra conhecido como “terceiro olho”, e onde podemos dos conectar diretamente com sua alma. Por favor não façam esse exercício com nenhuma outra imagem, ou sua experiência pode não ser muito boa. Para mais informações sobre esse exercício, procure alguém que tenha mais experiência.

 

Curso de meditação gratuito

Se você quer aprender técnicas de meditação, veja a disponibilidade de cursos da sua cidade pelos sites

São Paulo

Curitiba

Rio de Janeiro

Caso não tenha nenhum curso programado para sua cidade e você queira organizar um, é só ligar para um dos telefones de outra cidade que você será auxiliado. Para cursos fora do Brasil por favor consultem nossos sites internacionaos. Todos os cursos são totalmente gratuitos e oferecidos pelo Centro Sri Chinmoy. Nós acreditamos que meditar é um direito seu de nascimento e por isso não podemos cobrá-lo por isso 😉 . Boa sorte!