Mantras
por Nandika Galvis
A origem dos mantras
“Na vida interior, os mantras desempenham um papel considerável. Um mantra é uma sílaba, um grupo de sílabas ou uma frase divina sobrecarregada com poder. Esse poder pode ser utilizado para um propósito divino ou não divino uma vez que seja obtido através do canto. Há muitos e muitos mantras em sânscrito e todos têm o seu próprio mantra. Nas escrituras indianas é dito que, se você quiser iluminação mental, se quiser pureza ou se quiser qualquer outra qualidade, você deve praticar um mantra.” – Sri Chinmoy
Para ser verdadeiro, um mantra deve ter sido composto por alguém que tenha obtido iluminação espiritual; um verdadeiro ser iluminado, um real Mestre Espiritual. Dessa forma, você poderá ter a certeza de receber uma energia realmente espiritual, que estará embutida nesse som.
Há no entanto mantras muito antigos, escritos até em línguas que não existem mais, cuja origem se perde nos séculos ou milênios. Esses mantras foram trazidos à nossa realidade, após profundas e intensas meditações de sábios de eras muito remotas, como nos contam os próprios mestres realizados. Devido à sua intensa e extensa utilização por tão longos períodos, tais mantras se revestem de um inimaginável poder, que é desencadeado pela sua vocalização.
Aum: o mantra dos mantras
“Não há nenhum mantra mais poderoso do que a mãe de todos os mantras: Aum, o som cósmico. Um yogi, ou uma figura espiritual, irá auto-gerar esse mantra no recesso mais íntimo do seu coração. Quando você começar a ouvi-lo, pode estar certo de que está muito avançado na sua vida espiritual. Sua realização em Deus não permanecerá por mais tempo como um mero clamor na vastidão. O dia de sua Auto-realização estará se aproximando velozmente.” – Sri Chinmoy
Apesar de se escrever AUM, ele é pronunciado como “OM”. Essas três letras que compõem a sua escrita representam os três aspectos da trindade cósmica hindu: O “A” representa Brahma, o Criador; o “U” representa Vishnu, o Preservador; o “M” representa Shiva, o Transformador. Ele também é chamado de o “Som sem Som” ou Anahata Nada. Ao repetir diversas vezes vezes ao dia esse som, você obterá a vibração dele dentro do seu coração espiritual, que é um Chacra chamado de Anahata em sânscrito.
“Quando o Som sem Som estiver vibrando constantemente em seu coração, todo o seu corpo estará sobrecarregado de conhecimento divino, luz divina e poder divino. Se você praticar somente esse mantra, isso será o suficiente para levá-lo a Deus.”- Sri Chinmoy
Esse foi o Som usado na criação do universo: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João 1:1). Quando retornarmos à nossa origem, à fonte geradora de todas as coisas, ouviremos o Aum soando em todo o nosso ser. No entanto, até chegarmos lá, devemos entoá-lo de viva voz, para um melhor convencimento da nossa mente e para obtermos uma maior alegria. Ao pronunciá-lo, o som do “M” deve durar três vezes mais do que o “O”. AUM é o mantra regente do 6º chakra, mas ele pode ser usado em qualquer outro chakra, por ser um mantra integrador.
Pergunta: É de alguma ajuda cantar o AUM antes da meditação?
Sri Chinmoy: Cantar o AUM antes da meditação, não é de todo necessário, mas se alguém quiser obter inspiração, ele pode ser útil. Quando começamos a nossa meditação, podemos sentir, inicialmente, que estamos entrando dentro de Deus, o Criador, o qual está criando aspiração em nós. Podemos então sentir que Deus, o Preservador, está nos protegendo para que continuemos a nossa jornada. Finalmente, podemos sentir que Deus, o Transformador está transformando nossa ignorância em sabedoria a cada momento.
Mantras semente
São aqueles formados geralmente por uma sílaba, sendo muito apropriados para se fazer o exercício do tipo mantra japa, devido a maior facilidade em repeti-los. Eles costumam representar os chakras, agindo como “chaves” que permitem a sua abertura. Os chakras são centros psíquicos localizados em nosso corpo sutil; são como portas de acesso ao nosso mundo interior.
“Na base da coluna dorsal temos o chakra chamado Muladhara. Se um buscador avançado repete a palavra semente lam enquanto foca toda a sua atenção na base da espinha, no devido tempo irá abrir esse centro e será dotado com o poder de curar doenças.
Algumas polegadas acima, perto do baço, se encontra o centro Svadhisthana. Aquele que repetir o mantra vam enquanto se concentra nesse centro será finalmente dotado com o poder de oferecer amor para tudo para e todos e receber amor de tudo e de todos.
Aquele que se concentrar no Manipura ou centro do umbigo e repetir a sílaba ram, com força e poder, será capaz de vencer todo o medo e sofrimento. Esse centro também dá o poder de entrar nos mundos sutis e nos planos mais elevados.
O mantra yam é para ser cantado suave e vagarosamente no centro do coração, chamado Anahata. Aquele que abre o centro do coração obtém alegria pura e a felicidade da unicidade.
Aquele que canta ham enquanto se concentra no centro da garganta, chamado de Vishuddha, receberá o poder de eloquência na expressão de todas as formas de arte.
O Ajna chakra está no meio da testa, um pouco acima da base do nariz. Lá temos que a palavra-semente é aum. Ao concentrar nesse centro cantando aum, um buscador avançado poderá obter poderes ocultos e psíquicos imensuráveis.
O Sahasrara chakra no alto da cabeça é considerado o sétimo centro espiritual, apesar de não estar relacionado com os outros seis. Quando alguém entra dentro do centro da coroa, essa pessoa entra em transe e vai além da consciência deste mundo. O mantra deste centro é Supreme.”
– Sri Chinmoy
Uma advertência sobre o uso dos mantras
A abertura desses centros psíquicos, chamados de chakras, sem a necessária purificação, pode trazer sérios problemas para o buscador espiritual. A energia desses canais sutis pode ficar desordenada e se voltar para o próprio praticante de mantras, afetando o seu equilíbrio mental. Os mestres espirituais verdadeiros recomendam sempre a abertura inicial do centro do coração, para depois tentar abrir os demais chakras. No centro do coração praticamente não há perigo, não há riscos. No entanto, a tentativa de abrir inicialmente o terceiro olho ou os chakras inferiores pode ter resultados realmente desastrosos. Seria como dar uma faca a uma criança. Um adulto saberia como usar apropriadamente tal instrumento, mas uma criança certamente iria se machucar. O chakra do coração é sem dúvida o meio mais rápido, eficaz, seguro e recomendado de se acessar a realidade interior.
O mantra japa
Japa significa repetição; nesse caso, a repetição de um mantra. Ele pode ser repetido um número diverso de vezes. É muito utilizado para processos de purificação interior. São usados em geral os mantras-semente, do tipo: Aum, Yam, Ham ou Supreme, que são vocalizados com mais facilidade. O número de vezes pode variar bastante: desde o uso clássico do japa associado a um mala (colar de contas indiano) que perfaz 108 contas, até métodos como o recomendado por Sri Chinmoy, em que se inicia com 500 repetições no primeiro dia, sendo acrescentadas 100 repetições a cada dia até chegar a 1200 vezes. Daí diminui 100 repetições a cada dia, até chegar a 500 de novo. Recomeça então a contagem subindo até 1200 e retornando mais uma vez a 500 repetições. O processo todo leva 29 dias. Os efeitos são marcantes. A ação purificadora costuma ser intensa e o buscador termina o japa sentindo-se verdadeiramente transformado.
Uso específico de mantras
Na Índia há um número sem fim de mantras; muitos deles vêm das escrituras sagradas chamadas de Vedas, que foram escritas originalmente em sânscrito.
Sri Chinmoy no seu livro “A Fonte da Música” fala sobre mantras oriundos desses textos, que podem ser utilizados para se obter resultados em situações especiais.
“Quando usamos um mantra, invocamos um certo aspecto de Deus para nos dar paz, luz, felicidade ou algo que queiramos ou necessitamos. Se meditarmos bem por 10 a 15 minutos, isso servirá ao mesmo propósito, pois entraremos na infinita expansão de paz, luz e felicidade, onde nossa alma poderá tomar aquilo que quiser ou necessitar (…)
Mantra para saúde
Se você for fisicamente fraco, se sua constituição física não for satisfatória, cante este mantra sincera e fervorosamente:
Tejohasi tejomahi dhehi
Viryamasi viryam mayi dehi
Valam masi valam mayi dhehi
No período de uma semana você verá uma mudança para melhor na sua saúde. Ele significa:
Eu rezo por uma energia dinâmica;
Eu rezo por uma virilidade dinâmica;
Eu rezo por uma força física indomável.
Mantra para o deleite
Se quiser permanecer o tempo todo num Êxtase e Deleite supremos, cante então esse mantra em particular:
Anandadd hy eva khalv imani bhutani jayante
Anandena jatani jivanti
Anandam prayantyabhisam visanti
Ele significa:
Do Deleite, nós chegamos à existência.
No Deleite nós crescemos.
Ao fim de nossa jornada, ao Deleite nos retiraremos.
Mantra para prosperidade
Nesse mundo algumas pessoas são pobres, enquanto outras são ricas.
Algumas estão precisando desesperadamente de dinheiro, para alcançarem seus objetivos. Há alguns anos atrás, uma estudante minha estava tendo dificuldades financeiras tremendas. Eu dei a ela um mantra em particular:
Ya Devi sarvabhutesu
Ratna rupena sangstitha
Nastavai namastavai
Namastavai namo namah
Em treze dias ela veio a mim e disse que suas finanças haviam melhorado imensamente. O significado desse mantra é:
Eu reverencio e reverencio e novamente reverencio a Deusa Suprema que reside em todos os seres humanos na forma de riqueza material e prosperidade.
Muitas pessoas têm usado esse mantra na Índia. No caso dela levou apenas treze dias para que ele alcançasse seu propósito. No caso de outras pessoas pode levar três meses ou apenas três dias. Esse mantra em específico tem um poder tremendo, mas ele é efetivo somente para trazer riqueza material.”
Mantras para meditação
Se quiser também ver a nossa página sobre música para meditar, é a nossa sugestão!