Eu posso fazer alguma coisa sem o homem? Sim, eu posso. Sem o homem eu posso fazer muitas, muitas coisas, se não cada e todas as coisas. Se eu orar a Deus para me dar a capacidade de fazer tudo sem a ajuda da humanidade, estou certo que Ele me dará essa dádiva.
Sem o homem eu faço tantas coisas, precisamente porque o meu Pai Todo-poderoso, o meu Amado Supremo, me deu a capacidade. Eu olho para o meu irmão magnífico, o sol, sem o homem. Eu olho para a minha linda irmã, a lua, sem o homem. Eu olho para as minhas doces crianças, as estrelas, sem o homem. Eu olho para o meu Pai, Deus, e minha Mãe, Deus, sem o homem.
Mas eu posso fazer alguma coisa sem Deus? Não, impossível! Por quê? Eu não posso fazer nada sem Deus porque eu não posso viver sem Ele. Como é isso de eu não poder viver sem Deus? É porque Ele é todo Amabilidade, todo Amor? Não, não! É porque Ele é todo Cuidado, todo Compaixão? Não, não! É porque Ele está em todo lugar? Não, não! É porque Ele é a minha essência e substância? Não, não!
Então, por que isso, de eu não poder viver sem Deus? Eu não posso viver sem Deus precisamente porque eu não posso viver sem aquilo que eu sou. Você pode viver sem o que você é? Impossível! Se você é um com Deus, então você O tem dentro de si, como um cervo tem o almíscar. O cervo e o almíscar são inseparáveis. Quando a flor tem perfume, a flor e a fragrância são inseparáveis. Similarmente, Deus, a Beleza, que está dentro de mim e Deus, o Possuidor da Beleza, são inseparáveis. Portanto, eu não posso viver sem Deus, pois Ele é o que eu sou e o que eu tenho. Você também não pode viver sem o que você tem e o que você é. O que você tem e o que você é irão ser sempre a mesma Existência-Realidade: Deus. Logo, você e eu não podemos viver sem Deus, muito menos fazer qualquer coisa sem Ele.
Sri Chinmoy
(do livro: Everest-Aspiration)